Como funciona a inteligência artificial (Machine Learning)?

Uma das tendências atualmente mais quente no setor de tecnologia é a chamada de Machine Learning. Startups e empresas estão concentrando sua atenção na Inteligência Artificial e muitas vezes dependem de uma Machine Learning para tornar seus produtos e serviços mais adaptados e personalizado ao mercado ao longo do tempo. Ter um dispositivo que aprende com experiências anteriores, melhora a tomada de decisão e leva a inovações poderosas ao longo dos próximos tempos.

 

Entenda como funciona a Inteligência Artificial

Usar a Inteligência Artificial não é tão simples como se poderia supor. Não é um tipo de tecnologia que pode ser aplicada a qualquer problema existente no momento, pois existem certos requisitos que precisam ser atendidos em primeiro lugar. Sem um padrão existente para analisar, não há nenhuma razão para usar a Inteligência Artificial. Além disso, precisa haver dados suficientes para aprender. Supondo que essas condições sejam atendidas, podemos então ver como uma Machine Learning poderá trazer bons resultados.

Hoje em dia existem dois tipos principais de Inteligência Artificial:

O primeiro, é a Aprendizagem Supervisionada, onde o software aprende a prever o resultado de um determinado evento. O principal objetivo desta técnica de inteligência é reduzir o número de falsos resultados que o software possa prever. Com os pesquisadores monitorando continuamente os fluxos de dados de entrada e fazendo ajustes quando necessário, a tecnologia aprende com dados fidedignos. Depois de receber uma quantidade suficiente de dados e ter tido tempo suficiente para os analisar, a ferramenta pode ser usada para conjuntos de dados mais complexos e para tarefas mais difíceis.

O segundo tipo de Inteligência Artificial é o Aprendizado de Reforço, que é onde o programa em questão é responsável por todas as decisões a serem tomadas. Dependendo de como o programa executa as ações, pode gerar uma decisão positiva ou negativa. Este campo da Inteligência Artificial é mais complexo, porque os resultados da análise de dados não são visíveis imediatamente. É de extrema importância que o algoritmo de aprendizagem gere sequências de decisão que levam a resultados positivos. Um exemplo simples é como a iRobot Roomba Vaccum recebe feedback interno negativo sempre que encontra um obstáculo e aprende a evitá-lo como resultado.

O reconhecimento de padrões é a principal utilização da tecnologia de Inteligência Artificial hoje em dia. Um bom exemplo é como a Inteligência Artificial está sendo utilizada pelo Serviço Postal dos EUA para reconhecer caligrafia e assinaturas. À medida que forem analisadas mais assinaturas e amostras manuscritas, a tecnologia será capaz de determinar se as pessoas legítimas estão assinando a recepção das encomendas. Além disso, esses programas também podem analisar amostras de dados para identificar uma pessoa com base em sua caligrafia.

A Inteligência Artificial pode ser usada para produzir rapidamente e automaticamente modelos para analisar fluxos de dados maiores e mais complexos. Por sua vez, a Machine Learning fornecerá resultados mais rápidos e precisos. À medida que o tempo progride, a tecnologia se tornará ainda melhor na análise de fluxos de dados, razão pela qual esta indústria é cada vez mais importante para empresas de todo o mundo.

Os prestadores de serviços financeiros, por exemplo, utilizam a Inteligência Artificial para combater a fraude. Através do processo de data mining, bancos e outras instituições podem identificar clientes que apresentam riscos de alto, médio ou baixo nível. Além disso, os bancos podem usar uma Machine Learning como “ferramenta de vigilância cibernética” para descobrir sinais de alerta de fraude, e evitar danos financeiros.

De uma forma bem mais simples, na Element Loyalty aplicamos a Inteligência Artificial para aprender com o comportamento dos consumidores, fornecendo insights bem significativos para a implementação de campanhas de marketing, evolução e adaptação de produtos e serviços e aumento do volume de negócios das empresas. Ligando ainda o sistema de Inteligência Artificial a um completo sistema de comunicação multicanal, juntamos num único aplicativo tudo o que você precisa para aumentar o volume de negócios num tempo record.

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