Como a Inteligência Artificial está ajudando o Marketing Digital

Você pode não ter reparado, mas a Inteligência Artificial já se tornou uma parte importante em nossas vidas. A Siri do iPhone, o Cortana do windows, o Google Now do Google e a Alexa da Amazon são os assistentes virtuais mais popularmente conhecidos presentes neste espaço e tempo digitais.

Tay, um chat-bot artificialmente inteligente, desenvolvido pelas equipes de tecnologia e pesquisa da Microsoft e Bing tem uma conta ativa do Twitter para envolver e entreter as pessoas através de conversas casuais. Quanto mais conversas com Tay, mais inteligente ela fica. E a sua experiência é personalizada.

Então você está vendo que a Inteligência Artificial entrou definitivamente no nosso mundo, quase sem nos apercebermos disso! Hoje, as empresas estão empenhadas em maximizar o uso desta tecnologia em suas técnicas de marketing digital.

De forma simples, a Máquina de Aprendizado (Machine Learning) permite uma melhor compreensão dos dados do cliente e, portanto, antecipa o que os clientes realmente querem. É um ramo da Inteligência Artificial que se concentra em “aprender a partir de dados”. Assim, as empresas podem se concentrar mais nas necessidades do cliente para entregar melhores resultados.

A tecnologia da Máquina se Aprendizado da Wigzo, por exemplo, transforma dados em insights preditivos e sugere o melhor modelo de engajamento para cada marca individualmente. O Wigzo segmenta cada usuário para entregar o tipo certo de experiência de compra ou serviço.

O Wigzo analisa os dados de cada usuário ao nível granular e processa as informações para enviar a mensagem certa no momento certo, através do dispositivo certo com notificações personalizadas. Isso garante que para cada alvo é entregue uma experiência individual e personalizada que provavelmente jamais esquecerá.

 

Vamos aprofundar um pouco mais para entender como a Inteligência Artificial auxilia o marketing digital:

 

1. Alcançar apenas os clientes mais relevantes

Se você vai executar uma campanha digital, é fato que seu anúncio será apresentado a algumas pessoas que, embora sejam seu público-alvo, podem não estar interessadas no momento em seu produto. Com a ajuda da Inteligência Artificial, é possível reduzir o número de impressões desperdiçadas na abordagem da campanha.

A Inteligência Artificial pode prever padrões de engajamento do público analisando bilhões de dados para determinar o que é susceptível de envolver um usuário. Se um determinado usuário já mostrou um comportamento negativo em relação à marca, apesar de se ajustar no perfil do público-alvo, o anúncio não será exibido para ele, economizando no orçamento da campanha.

 

2. Personalizar a experiência móvel

O aplicativo móvel de sua marca pode agir como um profissional de vendas especializado que orienta os clientes enquanto fazem compras. Hoje em dia, os aplicativos podem ter uma interface interativa alimentado através de Inteligência Artificial e conteúdos altamente gráficos para apresentar recomendações individualmente para cada cliente.

Você sabia que 46% das marcas sofrem com a oferta de experiências desadequadas para os clientes e que, por sua vez, podem causar abandono? Com a Inteligência Artificial, o aplicativo é capaz de o ajudar a encontrar os produtos ou serviços exatos para cada cliente com base na Máquina de Aprendizado.

 

3. Melhor ROI

De acordo com Stephen Upstone, fundador da LoopMe, a Inteligência Artificial oferece um elevado retorno do investimento. Ao direcionar os usuários que provavelmente irão se envolver com a marca, os profissionais de marketing podem garantir um aumento de 300% nos KPIs de suas campanha.

Graças ao uso da Inteligência Artificial, as impressões desperdiçadas são efetivamente eliminadas ou reduzidas, as taxas de engajamento aumentam significativamente e o retorno sobre o investimento é muito maior.

 

4. Maior segurança na publicidade online

A Inteligência Artificial pode ajudar a melhorar a segurança das visualizações ao identificar comportamentos suspeitos e bloqueá-los para prover canais de publicidade que garantam apenas o tráfego humano e rentável. Como a Inteligência Artificial se otimiza em tempo real, você pode garantir publicidade segura em todo momento.

Esta capacidade da Inteligência Artificial melhora consideravelmente a experiência do usuário porque os anúncios podem ser apresentados com conteúdos significativamente melhorados, mostrando assim aos clientes o que eles realmente querem ver, precisam ou querem saber.

 

Só para finalizar…

A Inteligência Artificial tomou o mundo digital definitivamente. Este processo conduzido pela lógica torna possível utilizar os dados disponíveis online para criar uma experiência do cliente bem estruturada. Tudo o que temos visto até agora é impressionante!

Se você se interessa por este tema, veja o que a Machine Learning do Wigzo pode fazer em conjunto com a Automação de Marketing… E se surpreenda com as capacidades infinitas da Inteligência Artificial.

Wigzo possui uma versão gratuita para que você possa testar todas as funcionalidades em tempo real com seus clientes: www.wigzo.com.br

Voltar ao topo