Converta seu site num PWA (Aplicativo Web Progressivo) apenas em alguns minutos

Aplicativos Web Progressivos são sites preparados para ambientes móveis que oferecem todas as funcionalidades dos aplicativos nativos.

Todo o negócio que conhecemos, está levando suas ofertas para o mundo digital. A criação de websites e os perfis em redes sociais já se tornaram uma obrigação faz muito tempo. Hoje em dia, não há quase nenhum negócio que não esteja fazendo uso do mundo on-line.

Ao longo dos últimos anos registrou-se uma tendência crescente em várias indústrias que desenvolveram aplicativos móveis para atender exatamente os mesmos objetivos ou propósitos que os tradicionais websites. Seja um blog que permite os assinantes lerem suas postagens num aplicativo móvel ou um comércio eletrônico que os permita comprar através de um app, você vê empresas tentando descobrir a melhor maneira de permanecer conectada com Seu público-alvo.

Resumindo, praticamente todos os negócios têm website, perfis sociais e alguns ainda têm um aplicativo móvel para atender seu público-alvo. Então como você poderá destacar sua empresa de entre os concorrentes no mundo on-line? Enquanto alguns responderão, “crie um aplicativo para celular, ou um website responsivo”, nós aconselhamos apenas a ser diferente. Não queremos com isto sugerir que sua audiência móvel não é importante mas… e se o seu site móvel pudesse atender as funcionalidades de um aplicativo sem ser realmente um aplicativo? não seria perfeito?

Você não estaria apenas economizando os recursos necessários para criar esse aplicativo, como também ajudando seu público a economizar espaço na memória dos celulares, pois não necessitariam instalar nada.

Alguns leitores poderão agora estar dizendo que então o “truque” é o site responsivo… Só que não!

 

Vamos então entender a diferença entre um site responsivo e um PWA

Os sites responsivos surgiram para atender a públicos através de diferentes dispositivos, seja o desktop convencional, seja qualquer outro tipo de dispositivo fixo ou móvel. São projetados para se encaixar no formato da tela em que estão sendo acessados, sem comprometer as funcionalidades que o site pode oferecer.

Conseguir que todos os elementos do site se encaixem perfeitamente nos dispositivos móveis, exige que por vezes, sejam retiradas algumas pequenas funcionalidades do site principal. Isso significa que você não está realmente oferecendo uma primeira abordagem móvel completa para seu mercado-alvo. Embora o site móvel responsivo possa cumprir o objetivo em cerca de 80%, uma abordagem verdadeiramente centrada em celular deverá adicionar 100% das funcionalidades progressivamente no site móvel.

É aqui que entram os PWAs (Progressive Web App) ou Aplicativos Web Progressivos.

Aplicativos web progressivos são sites preparados para ambientes móveis que oferecem todas as funcionalidades dos aplicativos nativos. Um usuário pode acessar este site através de qualquer navegador, como num site convencional, mas este site irá armazenar todas as informações importantes (dados de interação) do usuário, como acontece com os aplicativos, ajudando você a criar uma experiência melhor para ele na próxima vez que o usuário retornar.

Um aplicativo web progressivo melhora o site em ambientes móveis em quatro importantes vertentes:

  1. Aumenta a velocidade do site para se ajustar à tela do usuário móvel, permitindo que o conteúdo seja carregado mais rapidamente e ofereça funcionalidades mais rapidamente.
  2. Isso ajuda a manter os usuários e os visitantes ativamente engajados, aumentando assim a fidelidade usando Notificações Push.
  3. Não exige que um usuário baixe qualquer aplicativo, tornando a interação um processo de uma só etapa.
  4. Mantém todas as informações dos usuários guardadas com segurança para futura utilização e protegidas contra phishing.

 

Qual a eficácia dos aplicativos web progressivos?

De acordo com um estudo publicado pela Google Developers, a Flipkart quase triplicou o tempo de visualização do seu site usando um PWA. Isso resultou num aumento de 70% nas conversões da loja online.

Alguns dos outros resultados destacados no mesmo caso:

  • Os usuários que passam 3,5 minutos no site versus os 70 segundos que gastavam anteriormente, ou seja um tempo de visualização 3 vezes superior.
  • Aumento de 40% na taxa de reengajamento
  • Aumento de 70% na taxa de conversão
  • Menor consumo de dados móveis

 

 

Como começar um aplicativo da Web progressivo?

Embora possa parecer muito complicado, é literalmente tão simples quanto configurar uma conta no Google!

A tecnologia usa uma Machine Learning para entender como os visitantes do seu site estão interagindo com o que você oferece. Em seguida, usa segmentação inteligente para criar perfis 360 graus de seus usuários. Isto permitirá que você crie campanhas de marketing progressivas e personalizadas, projetadas para aumentar a taxa de conversão.

O Wigzo permite que as empresas transformem seus sites em aplicativos web progressivos em apenas alguns passos. Tudo o que você precisa fazer é registrar-se no aplicativo (www.wigzo.com.br), configurar a sua empresa, adicionar em seu site o código exclusivo gerado pelo aplicativo e você está pronto para começar!

1. Registre-se no Wigzo

Para começar a criar o seu próprio PWA, você precisa primeiro se registrar no Wigzo. Se você não tem certeza sobre como funciona, você poderá pedir uma demo ou uma experiência personalizada durante o teste gratuito.

2. Adicione seu logo

O próximo passo é adicionar uma identidade ao seu site móvel e garantir que seu logo apareça como marcador. Este é o ícone que aparecerá no dispositivo móvel do usuário e o levará sempre para a página inicial do seu site.

3. Adicione o código no seu website

O único aspecto técnico do Wigzo para criar seu próprio PWA é tão simples quanto copiar-e-colar. Tudo o que você precisa fazer é copiar o código gerado pela ferramenta, acessar o código do seu site e colá-lo lá.

4. Crie suas campanhas de notificações

O principal objetivo em criar um PWA é poder envolver seus usuários ativamente. Então, o próximo passo é entender como eles interagem com seu negócio, o que eles estão procurando e como você pode oferecer o melhor para eles. Crie campanhas de Notificação Push baseadas nos segmentos inteligentes criados pela tecnologia. Lembre-se de personalizar suas mensagens para maiores conversões!

5. Prepare-se para mais conversões!

Assim que sua campanha esteja pronta e o código Wigzo esteja corretamente inserido no site, você começará a ver um ‘adicional na tela inicial’ do seu site móvel. Uma vez que um aplicativo web progressivo se baseia na experiência do usuário, seu site (agora convertido em PWA) pedirá permissão ao visitante para enviar notificações, tal como acontece nos aplicativos!

O usuário que adicionou seu PWA em sua tela inicial agora tem a opção de receber notificações. Você pode fazer uso dessas notificações para promover suas vendas, oferecer conteúdo relevante ou simplesmente se comunicar com seus visitantes de tempos em tempos.
Tudo o que demora para que o seu negócio aproveite as enormes vantagens de um Progressive Web Apps, é usar uma ferramenta inteligente como o Wigzo.

Pronto para criar sua PWA?

Registre-se gratuitamente (não requer cartão de crédito) e faça um teste hoje mesmo!

Voltar ao topo