Como melhorar a experiência do cliente através da Inteligência Artificial

Novas ferramentas de Inteligência Artificial oferecem para pequenos e médios negócios recursos que até agora eram exclusivos dos grandes players.

Quando você visita sites como Amazon, Flipkart e Snapdeal, você não está mais sujeito a promoções massificadas. Tudo o que você vê na página inicial, publicidade, recomendações de produtos e ofertas especiais, são adaptados de acordo com seus interesses e seu perfil de consumidor.

Mas afinal como eles sabem o que você gosta? Bem, as lojas de comércio eletrônico aproveitam a tecnologia de Inteligência Artificial oferecida por ferramentas como o Wigzo para conhecer as preferências do visitante. Essas ferramentas rastreiam, analisam e entendem o comportamento do usuário para poderem criar uma experiência do usuário (UX) completamente personalizada, melhorando a experiência geral do cliente.

À medida que as empresas em todas as indústrias são cada dia mais digitais, torna-se ainda mais importante interagir com o público alvo de uma maneira contextual. Isso levou as empresas a usar a Inteligência Artificial em seus processos do dia-a-dia.

Vamos então falar um pouco sobre as razões que levam as empresas a usar a Inteligência Artificial e como estão melhorando a experiência do consumidor digital:

 

1. Rastrear e manter perfis de clientes

A Inteligência Artificial ajuda as empresas a rastrear os movimentos de seus clientes, além de criar e manter diferentes perfis de usuários. Isso ajuda a entender o que os clientes estão procurando, manter atualizado sobre mudança das necessidades e desejos, e assim criar campanhas otimizadas para resultados mais elevados.

 

2. Fazer recomendações de conteúdo personalizado

Uma vez que as ferramentas de Inteligência Artificial rastreiam e analisam o comportamento dos usuários, as empresas podem usar esses dados para personalizar suas recomendações de conteúdo. Mostrando para os visitante mais conteúdo sobre o que lhe interessa, aumenta infinitamente o tempo de permanecia no site, as visualização de páginas e a probabilidade de conversão através de campanhas personalizadas.

 

3. Prever o comportamento e as tendências dos usuários

Uma vez que as ferramentas de Inteligência Artificial estão feitas para manter os dados do cliente atualizados, as empresas estão usando esses dados para fazer análises preditivas. Isso ajuda a avaliar o que um usuário pode procurar num futuro próximo com base nas interações anteriores e criar uma experiência personalizada para ele.

Por exemplo, se um cliente comprou um smartphone em sua loja online, você poderá prever sua próxima compra, com base nas interações anteriores e dados demográficos. E assim, você pode executar com toda a confiança uma campanha personalizada para este seu cliente antes que ele decida comprar na concorrência!

 

4. Fortalecer a relação com os clientes

Quando você melhora as interações com os clientes e sua experiência com seu negócio, você estabelece relações mais fortes com eles. A Inteligência Artificial ajuda você a executar campanhas multicanal em várias plataformas para criar múltiplos pontos de contato. Isso ajuda a entender quais plataformas estão sendo usadas mais pelos clientes e qual o segmento do mercado-alvo que mais interage com cada uma das plataformas.

Os clientes que interagem com empresas através de diferentes canais são mais propensos a permanecer fieis. Com o aumento da concorrência em todos os mercados, é importante manter esses clientes constantemente engajados com sua empresa, seja por meio de programas de fidelização ou oferecendo descontos ocasionais. Este engajamento também permite criar programas efetivos de recomendação para alavancar a promoção do marketing boca-a-boca.

 

5. Criar campanhas de marketing eficazes

Quer se trate de uma campanha nas redes sociais quer você esteja escrevendo um conteúdo para postar num Blog, os dados fornecidos pelas ferramentas de Inteligência Artificial irão ajudar a trabalhar na direção certa.

Como você conhece bem e com fundamento o que seu público-alvo procura, você saberá como os abordar efetivamente. Desta forma, você pode criar e executar campanhas automáticas de marketing muito eficazes.

Por exemplo, estou escrevendo esta postagem porque a Inteligência Artificial que roda por trás do nosso site me informou que este tema é dos que desperta maior interesse nos visitantes. Tenho a certeza absoluta que será muito visualizado, apreciado e que os leitores se interessarão em conhecer melhor como funciona o Wigzo.

Os custos de marketing são otimizados, pois nenhum esforço é desperdiçado. Tudo é guiado por “o que o cliente realmente quer“. Em palavras mais simples, você pode criar diferentes experiências do consumidor personalizadas para diferentes segmentos do seu público-alvo. Isto porque você saberá muito bem os desejos de cada um e os gatilhos que provocam mais conversão.

 

E agora para você…

A Inteligência Artificial está sendo usado para vários fins por diferentes empresas, em diferentes segmentos. Estas ferramentas estão trazendo enormes vantagens competitivas em relação aos concorrentes que não aproveitam a tecnologia, e ainda e ajudam a aumentar quota de mercado de forma mais eficaz.

Importante você saber que ferramentas como o Wigzo foram criadas e projetadas para empresas de qualquer dimensão, oferecendo assim para os pequenos e médios negócios recursos que, até agora, eram de uso exclusivo dos grandes players.

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