A Automação comportamental aumenta o envolvimento do cliente no eCommerce

Automação Comportamental é um conceito que utiliza o estudo do comportamento do cliente como base para todas as atividades de marketing.

Um consumidor envolvido é um cliente feliz. Um cliente feliz, por sua vez, compra mais e desenvolve uma relação de fidelidade com a marca. Num momento em que as lojas de comércio eletrônico estão proliferando com grande abundância, os consumidores deverão ser sempre reconhecidos pelas suas escolhas.

Para as empresas de comércio eletrônico, entregar o produto certo ao preço certo no momento certo não é mais que uma obrigação que, embora o consumidor aprecie essa regularidade, não mais é entendida como um fator de distinção no mercado. Por isso, antes de tudo, o importante é conseguir provocar o envolvimento do cliente. Se o seu mercado-alvo não interagir com você, apenas porque você não está comunicando da forma certa, seguramente que terá baixas taxas de conversão. Simples assim!

Neste caso, você precisa examinar o comportamento do público-alvo, incluindo aqueles que já fizeram compras em seu site. É aqui que entra a tática de vendas mais quente de 2017… Automação Comportamental.

 

O que é Automação Comportamental?

Automação Comportamental é um conceito que faz uso do comportamento do cliente como base para todas as atividades de marketing. De acordo com um estudo da Gleanster, “77% dos CMOs das empresas de melhor desempenho afirmaram terem implementado sistemas de automação de marketing apenas para gerar mais receita”.

A automação comportamental engloba uma combinação de três elementos para entregar ao mercado-alvo mensagens interativas e altamente contextuais:
– Comportamento do consumidor
– Automação de marketing
– Interação em tempo real

Para assegurar um alto nível de envolvimento do usuário, o eCommerce não pode esquecer o alto impacto da personalização. Se você não está conseguindo prender a atenção de seu público-alvo, sabendo que está fazendo tudo certo em termos de qualidade, preço e prazo de entrega, e sabendo também que os consumidores demostraram interesse visitando o seu website, então de que outra forma você poderá chamar a atenção senão através de mensagens altamente personalizadas?

Segundo o estudo referido anteriormente, “59% dos empresários referiram ter obtido um elevado ROI depois de personalizar a comunicação em suas lojas de comércio eletrônico.

Combine elevada personalização e automação comportamental, e você terá magia em suas mãos. Infelizmente, apenas algumas empresas do ramo online estão aproveitando o potencial real desse mix. Arrisco afirmar que o desconhecimento sobre o baixo investimento e o elevado retorno são a principal razão para isso.

É aqui que entra a Automação Comportamental do Wigzo. Vamos então explorar algumas formas de implementação rápida de estratégias de automação comportamental apropriadas para sua empresa:

 

1) Email Marketing

Embora muita tinta se tenha gasto escrevendo sobre a morte do e-mail marketing, seguramente que esta técnica ainda é das melhores para impactar os clientes. O e-mail marketing está bem vivo e pode ser uma excelente ajuda para prosperar um negócio, desde que você planeje sua estratégia com sabedoria. Seu mercado-alvo é composto por pessoas com necessidades semelhantes, o que significa que você pode fazer personalização 1:1 para um marketing altamente segmentado.

Com a Alta Personalização que o Wigzo permite, você pode criar facilmente e-mails diferentes para cada segmento – seja qual for o tipo de segmentação – demográfica, comportamental, geográfica, etc. Uma vez que o e-mail base (template) esteja escrito, automatize os processos de comunicação e auto-preenchimento dos campos variáveis do e-mails que cada pessoa receberá com base no que demonstrou interesse anteriormente. Isso não só aumentará a taxa de cliques e taxa de abertura, mas também obviamente as conversões.

 

2) Notificações Web Push

As mensagens Push são a mais recente técnica de marketing para capitalizar as oportunidades que o celular e a web criaram para o eCommerce nos últimos anos. O Wigzo, fazendo uso da Inteligência Artificial, entende o comportamento de cada consumidor e reage individualmente com a mensagem certa no momento certo.

O Wigzo registra os movimentos dos clientes, cria segmentos inteligentes e de seguida envia Mensagens Push personalizadas. Esse esforço combinado de análise comportamental e personalização garantem enormes taxas de cliques (CTR) e as melhores taxas de conversão. Marcas como Inc42, Mr. Button e Awok aumentaram seu “Tráfego Push” e seus resultados comerciais com a ajuda do Wigzo.

 

3) Intenção de abandono

As altas taxas de rejeição são um dos principais problemas na indústria de comércio eletrônico. A capacidade de atenção dos consumidores é curta, para além disso, se eles encontrarem alguma dificuldade de navegação em seu site, vão abandonar mais cedo do que você pensa. Quase 60% dos consumidores têm grande probabilidade de esquecer sua marca se eles não forem envolvidos com a percepção certa na primeira vez.

Com a Tecnologia de Intenção de Abandono do Wigzo, você pode evitar o abandono dos visitantes em seu site. Esta tecnologia rastreia os movimentos de um potencial cliente em todo o site desde o momento em que ele entra para prever uma intenção de saída prematura.

Em seguida, re-dirige o visitante assim que esteja prestes a sair do site, ou mesmo quando o mouse tocar as margens do navegador, com uma mensagem pop-up personalizada. Se você otimizar sua estratégia de marketing nesta medida, suas conversões, obviamente, obterão um excelente impulso.

 

Uma última coisa…

Antes de fazer qualquer mudança substancial em sua estratégia de marketing, certifique-se que conhece sua base de clientes e explore estas três formas simples de Automação Comportamental como descrevi acima. É simples de implementar, bastante econômico e com resultados quase imediatos.

No entanto, você não começará a atingir seus KPIs assim que implementar esta estratégia, se não planejar tudo de forma bem programada. Leia o máximo que puder sobre o assunto, conheça casos de sucesso e se informe junto de especialistas como nós.

Pegue a nossa ajuda para melhorar não só as taxas de conversão, mas também para interagir com seus clientes de uma forma totalmente nova, diferente e eficiente!

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