Impulsionar a taxa de opt-in com Notificações Push

“Notificações Push atingem uma taxa média de abertura de 71%”

A Newsletter continua sendo uma das formas mais utilizadas para que as marcas envolvam seu público-alvo. As melhores práticas quase conseguem uma taxa de abertura automática, já que os assinantes estão genuinamente interessados em consumir esse conteúdo.

Mas, apesar do tempo que as marcas investem na procura de nicho e conteúdos interativos, as Newsletters estão passando por um período de grande redução na atividade.

O fato dos consumidores serem constantemente incomodados através da caixa de e-mail com conteúdos não segmentados e e-mail massificados, colocou as taxas de abertura num mínimo histórico. O consumidor acaba não abrindo as Newsletters que subscreveu nem tão pouco reagindo a seu conteúdo, pois o tempo é cada dia mais escasso. Não é de admirar então que haja uma lacuna entre os objetivos das Newsletters e o real direcionamento/redirecionamento.

É aqui que as Notificações Push vencem a corrida. É a última novidade tática e estratégica para, não só engajar o público-alvo no site, mas também para melhorar a experiência do usuário (UX), retirando a marca da multidão da caixa de correio eletrônico e destacando seus conteúdos aos olhos do seu consumidor!

 

“Notificações Push atingem uma taxa média de abertura de 71%”

 

Pedindo um clique aos visitantes

Para receber Notificações Push de forma não intrusiva (muito importante este cuidado), o visitante do site deve clicar em algo permitindo que a marca lhe envie essas notificações. Não há duas formas de o fazer… o sucesso das Notificações Push e a taxa de conversão que provocam, dependem da habilidade do marketing para impactar os visitantes e os converter em assinantes.

A boa notícia é que cerca de 55% dos consumidores sabem que os sites podem enviar Notificações Push e mais de 46% dos visitantes optam por receber estes alertas personalizados. O marketing só tem de saber qual o momento ideal para exibir um “pop-up” convidando o usuário a se inscrever enquanto ele está navegando no site.

 

Estimado leitor/leitora – Se você leu este artigo até aqui, eu vou assumir que está interessado(a) neste tema e tem necessidade de implementar uma boa estratégia para impulsionar as taxas de ativação de clientes na web. Então, na continuação, vou apresentar rapidamente cinco táticas sólidas que você poderá implementar com facilidade:

 

1) Ofereça uma proposta de valor

Sempre que um visitante entra em seu site, é por algum motivo! Entenda então qual esse motivo e saiba superar suas expectativas. Concentre-se no que interessa aos visitantes. Poderá ser um alerta de novo preço, uma nova postagem no blog, um novo produto de seu interesse, e assim por diante. Seja qual for a mensagem, deve atrair os visitantes com um bom motivo pessoal e direcionado.

Seja claro sobre suas intenções. Você ficará surpreso ao saber como é reconfortante para os visitantes primeiro pedir autorização para enviar Notificações e só o fazer depois disso. Mas lembre-se de não forçar nenhuma venda na sua primeira mensagem… isso é deselegante! Se um visitante optar por receber suas notificações, é claro que ele quererá aproveitar suas ofertas em algum momento no futuro.

 

2) Confirme sempre a subscrição

Os “pop-ups” podem ser um pouco distractivos e até mesmo intrusivos, especialmente se essa é a primeira coisa que um visitante vê ao entrar no site. Muitas vezes, muitos visitantes acabam clicando no botão “permitir” com pressa de retirar a caixa de inscrição da tela.

A confirmação permitirá que se desinscrevam de suas notificações push se o fizeram inadvertidamente. Independentemente do quanto possa ser atraente para você ter muitas subscrições, orgulhe-se de ter apenas aquelas que realmente podem gerar negócio e não passam a ser mais uma fonte de marketing incomodativo. Por outro lado, ao pedir a confirmação ao subscritor também está colocar em seu subconsciente uma “nota” que ele recordará sempre que receber uma Notificação Push, aumentando assim ainda mais a taxa de abertura. É por isso que sugiro um processo de ativação de duas fases, ou seja, você deve confirmar a assinatura antes de adicioná-la à sua lista.

 

3) Faça uma caixa de diálogo atrativa

Assim como as chamadas telefônicas, os “pop-ups” também são muitas vezes vistas como uma distração. Primeiro, a grande caixa de diálogo (pop-up) aparece bem em cima da tela. Em segundo lugar, prejudica a capacidade do visitante se concentrar na tarefa que o levou ao seu site, que poderia ser conhecer um produto, ler uma postagem do blog, etc.

Obviamente que os visitantes não gostam dos “pop-ups” incomodativos. Mas porque você quer que os visitantes subscrevam suas notificações, não tem outra solução que não seja criar um “pop-up” que não pareça fora do contexto. Certifique-se de que o design esteja completamente integrado com o site e com sua marca. Este pequeno movimento de “design” fará com que os visitantes aceitem mais facilmente a presença da caixa de diálogo.

(Você reparou que o “pop-up” no site onde você está lendo esta postagem aparece discretamente no canto inferior direito da tela, propositadamente não incomodando sua leitura?)

 

4) Acompanhe os visitantes que retornam no site

Estudar o comportamento do cliente é importante para garantir uma estratégia bem sucedida de Notificações Push, e é por isso que você deve enviar mensagens específicas para os usuários que visitaram anteriormente alguma página específica no seu site.

É pura lógica – se estão voltando, estão é porque estão interessados em sua marca e seus produtos ou serviços. Portanto, certifique-se de interagir de acordo com o comportamento. Por exemplo, se o visitante gostou de um produto em seu site e apenas o colocou na lista de desejos mas não o comprou, sua preciso dica estará certamente por aí.

Isso não só irá lembrá-lo de seu interesse, mas também impulsioná-lo a completar sua compra. Esta tática pode não funcionar com todos os visitantes, mas se você não testar, nunca saberá o resultado. Deve sempre dar uma chance a todas as possibilidades de converter e engajar clientes.

 

5) O momento ideal

  • Quarta-feira é o dia ideal para enviar Notificações Push para maior taxa de cliques.
  • A parte da tarde, das 17h às 19h, geralmente é a melhor hora para enviar Notificações Push com promoções de última hora no supermercado.
  • O final de semana é péssimo para enviar Notificações Push para o universo empresarial B2B.

Planeje bem o momento de envio de suas mensagens de acordo com o perfil de seus clientes. Não bombardeie seus visitantes com “pop-ups” constantes. Lembre-se que mais vale não comunicar do que comunicar errado… e se você exagerar poderá irritar seus clientes e talvez eles nunca mais voltem ao seu site!

 

O Wigzo pode obter taxas de opt-in 10X superiores ao e-mail!

Porque é tão fácil? O Wigzo permite opt-in com um único clique e não requerem que o visitante compartilhe seu nome, endereço de e-mail, telefone ou qualquer outro dado sensível. Apenas se inscreve para receber notificações sobre as atualizações do seu negócio. Não é intrusivo, consegue taxas de abertura na ordem dos 71% e permite o usuário se desinscrever e reinscrever em qualquer momento.

Vamos fazer um teste gratuito em seu site? Nosso time de Gerenciamento do Sucesso está sempre pronto para ajudar.
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